Finalmente, um case de sucesso na comunicação de moda.

Vocês têm percebido a quantidade de marcas (e marcas grandes, hen!) que têm pecado na hora de se comunicar com o seu público?

Dentre todas as etapas da comunicação, sempre conseguimos encontrar a brecha onde algo deveria ter sido feito, ou onde um RP poderia ter atuado.

Hoje o caso é de sucesso não somente da marca, mas também da comunicação integrada: percebe-se perfeitamente a harmonia da ação, trabalhada em todos as esferas de seus públicos.

É a nova linha de calças da Levi’s, chamada CURVE ID, que tem como slogan uma frase bastante sugestiva “all asses were not created equal”, algo como “todos os bumbuns não são iguais”.

Só de perceber isso a marca já está à frente. Vai além dos desfiles anoréxicos que foram polêmica nas últimas semanas de moda, segue a “tendência” plus-size que vimos no último desfile de Galliano, e falando de moda usável de verdade, demonstra visão de público e de mercado.

Segundo o blog da marca, esse novo e revolucionário sistema, ligado no formato e não no tamanho do corpo da usuária, foi desenvolvido após terem estudado e pesquisado cerca de 60 mil mulheres por todo o mundo, e identificado 3 tipos de corpo que abrangem pelo menos 80% das mulheres.

Até hoje, que eu me lembre, a única marca a fazer algo parecido foi a Dove, na sua campanha pela real beleza e mesmo assim a Dove só se utilizou de recursos publicitários, enquanto a Levi’s modificou o seu produto.

Para a nova linha de calças a publicidade tradicional também foi utilizada. Fiquei sabendo da novidade por um encarte na september issue da Marie Claire que se desdobrava em três, tinha gramatura maior do que as outras páginas e trazia a mensagem muito claramente.

Fiquei curiosa (leia-se desejosa) e entrei no site: surpresa. Não somente uma página dedicada ao novo produto, mas uma página INTERATIVA. Funciona assim: você entra na página da linha Curve ID e, passo a passo, a modelo te ensina a tirar as medidas do seu corpo para encontrar qual a melhor calça pra você. Ah, tudo em português e em VÍDEO, viu?

Mas a melhor parte vem mesmo é agora. Revista, vídeo, site, interatividade…. ok. E que tal um evento beneficente? Cada menina levava a sua-calça que-não-servia e ganhava em troca a sua Curve ID, mas não tão simples assim! O Wear What Fits levou 2 mil pessoas ao Bryant Park em Nova York que puderam participar de uma tarde com shows, customizações de camisetas e do que a Levi’s chama de miracle , quer dizer, o milagre da calça servir – tudo isso com a ajuda de especialistas no modelito e fotógrafos para registrar o novo visual.

Além dessa ação presencial, o que certamente podemos chamar de um PR Stunt (alô, Cannes), a marca também fez um evento fechado a blogueiras na sua loja no bairro do Soho. Mídia espontânea, mulheres satisfeitas e a marca pontuando.

Do começo ao fim dessa ação exemplo de comunicação integrada, percebo o público alvo REALMENTE no alvo da campanha. Da pesquisa ao evento, o que se vê é uma empresa desenvolvendo um produto de maneira embasada em pesquisas, ações focando no público e no final, consumidores respondendo a esses estímulos.

Depois de tantos casos de insucesso que vimos por ai, um alívio e também um estímulo de que o mercado tem sim lugar pra nós.

Agora só quero saber como eu faço pra conseguir a minha calça porque eu tô louca por uma.

# Para saber todos os detalhes e ver todas as fotos dos eventos e da camapanha, clique nos links que redirecionam para o blog da marca que, por sinal, é bacanérrimo.

Marina Franco – @ninafranco

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4 respostas para Finalmente, um case de sucesso na comunicação de moda.

  1. Marcos disse:

    Incrível! Adorei… É gostoso ver cases de sucesso… É bom pra se inspirar!!!

    Quem é a agência de RP da Levi’s no Brasil, hein? Tá aí uma oportunidade de adaptar os eventos ao nosso solo e se destacar por aqui também…

    Ótimo post, Nina. Beijo

  2. chaneltavendo disse:

    Muito bom o post e a campanha. Bom ver gente pensando em tudo, né? desde pesquisa, produto até a divulgação (bem feita e sem forçar a barra). Sempre bons ver bons exemplos e entender que é possivel!!

    beijo

  3. Ana Paula da Silva disse:

    Fico satisfeita de ver tanta inovação! Enquanto algumas marcas copiam estratégias, as melhores inovam!! A comunicação integrada será peça cada vez mais detereminante para o sucesso das organizações!

  4. uniRP disse:

    Noossa, muito bacana mesmo esse case!

    E como o Marcos acima falou, o Brasil daria um ótimo lugar para adequar essa campanha, afinal, as mulheres brasileiras são conhecidas por serem curvilíneas, com muito bumbum e coxa, ou seja, perfil difícil de encontrar jeans, ainda mais da Levi’s!!

    Adorei, parabéns pelo post!

    Abraço,
    Juliana – uniRP

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